Pular para o conteúdo
Início » Cem Anos de Solidão: livro que virou série na Netflix

Cem Anos de Solidão: livro que virou série na Netflix

Série e livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez

Hoje a dica de série é: Cem Anos de Solidão: livro que virou série na Netflix! Você conhece essa história e sabe quem a escreveu? Vamos explorar, então, tudo sobre essa grande obra da literatura latina, que vêm fazendo sucesso no streaming! 📚🎞️

Tudo sobre Cem Anos de Solidão: nova série da Netflix

Antes de começarmos a explorar o enredo e produção dessa história, precisamos falar sobre seu autor: Gabriel García Márquez. Bora, então,lá conhecer mais essa figura?

Quem é Gabriel García Márquez (1927-2014)?

Gabriel García Márquez é um dos autores que tem minha grande admiração. Conhecido como “Gabo”, ele nasceu em 1927, na pequena cidade de Aracataca, na Colômbia. Sua infância, marcada pelas histórias mágicas contadas por seus avós, foi uma grande inspiração para seus livros. Isso fica evidente em suas obras, que misturam o real com o fantástico de forma única. Essa sua característica na escrita pertence ao estilo realismo mágico ou realismo fantástico, cujo autor é um dos principais representantes!

Quando pensamos em Gabriel García Márquez, lembramos instantaneamente de sua obra “Cem Anos de Solidão“, seu romance mais famoso. Publicado em 1967, o livro colocou a América Latina no centro da literatura mundial. E é sobre ele que vamos falar hoje..

Além de escritor, García Márquez foi também um ótimo jornalista. Essa habilidade da escrita, exigida também em seu ofício jornalístico, lhe deu a capacidade de transformar fatos em poesia e usar a narrativa para explorar a política, a sociedade e a natureza humana. Essa habilidade o levou a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, pelo conjunto de sua obra, um reconhecimento mais do que merecido!

García Márquez se fez, portanto, uma ponte para entender a alma latino-americana. Suas histórias vão além do entretenimento: elas nos fazem refletir sobre quem somos e como lidamos com o amor, a solidão e o destino.

Série e livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez

O autor Gabriel García Márquez, autor de “Cem Anos de Solidão” e mais uma obra vasta.

Outras obras de Gabriel García Márquez

O autor tem uma obra literária vasta e diversa, além de “Cem Anos de Solidão”, que é sua obra-prima. Aqui estão algumas outras obras notáveis: “O Amor nos Tempos do Cólera” (1985), “Crônica de uma Morte Anunciada” (1981), “Ninguém Escreve ao Coronel” (1961), “Doze Contos Peregrinos” (1992), “O Outono do Patriarca” (1975) e “Memória de Minhas Putas Tristes” (2004).

Como conheci Gabriel García Márquez?

Meu primeiro contato com García Márquez foi em uma viagem à Cartagena das Índias, no ano de 2020. Ficamos, eu e meu esposo, Leo, em um hotel, à beira mar, e na recepção havia um grande mural em homenagem ao autor, com uma frase dita por ele: “Me sinto estrangeiro em todas as partes, menos no Caribe!”. Na época não o conhecia, porém fiquei curiosa pra saber mais sobre ele!

Série e livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez

Leo e eu, em Cartagena das Índias, em 2020, no hall do hotel com homenagem a García Márquez. Imagem registrada por mim.

Qual é o Enredo principal da obra “Cem Anos de Solidão”?

O livro e também a série da Netflix começam com uma frase que nos aguça a curiosidade: “Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía, havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo”. Mas quem era Aureliano Buendía e seu pai? O enredo então traça esse caminho até o momento em que essa frase é dita.

Série e livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez

Coronel Aureliano Buendía em cena da série “Cem Anos de Solidão”, com produção da Netflix. Créditos da imagem: Netflix Brasil.

José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán era primos, e mesmo contra a vontade da família, se casaram. A mãe de Úrsula não premeditava bons frutos pra esse casamento, e assustava a filha dizendo que haveria uma maldição na família se eles tivessem herdeiros: criariam monstros!

Úrsula e José Arcádio Buendía, mesmo receosos com o mau agouro, seguiram em frente com o casamento e deixaram o povoado. Longe dali, e com alguns amigos, fundaram Macondo, a cidade onde toda a história irá se desenrolar. É nela que 7 gerações da família irão viver, enfrentando tragédias, paixões, loucuras e ciclos de repetição dentro da família, que vão desde nomes repetidos (o que causa cerca confusão pra saber quem é filho de quem) até destinos trágicos.

Macondo vai passando por uma transformação complexa, que parte de um pequeno povoado simples até uma grande cidade alegórica, que representa a Colômbia e a América Latina, com seus embates econômicos, políticos e culturais.

Elementos mágicos são presentes na narrativa, como presença da figura de mortos no dia-a-dia da família e alegorias simbólicas para representar algumas situações não literais. Vale a pena conhecer a obra!

Série e livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez

Banner de divulgação da série “Cem Anos de Solidão”, da Netflix. Créditos da imagem: Netflix Brasil.

Árvore genealógica da família Buendía-Iguarán

Nao sei se todos sabem, mas também sou Bióloga e não resisti em construir uma bela árvore genealógica dessa família, que tem muitos Arcádios, José Arcádios, Aurelianos e Remédios.. Vamos então ver o que, eu e meu esposo Leo (também é biólogo) construímos?

Série e livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez

Árvore genealógica da Família Buendía-Iguarán, contendo as 4 primeiras gerações, abordadas na série da Netflix. No livro há alguns familiares não mostrados na adaptação ao streaming, como os 17 filhos que o Coronel Aureliano foi tendo ao longo de sua jornada em guerras. Os elementos tracejados mostram parentesco adotivo, como Rebeca, que não é filha legítima dos Buendía-Iguarán. Os losangos representam prole com sexo não definido e o traço sobre eles indicam natimortos. Árvore construído por mim e pelo meu esposo, Leo.

Mas afinal, porque a obra se chama “Cem Anos de Solidão”?

Mas de quem será a solidão do título da obra? Ela não é de apenas uma pessoa, mas de todos os Buendía, de formas diferentes. Cada personagem vive uma solidão específica, resultante de suas escolhas, amores não correspondidos, obsessões ou a incapacidade de entender o mundo ao seu redor:

  1. José Arcadio Buendía: O fundador de Macondo se isola em sua obsessão por descobertas científicas e pela busca de conhecimento, afastando-se da realidade e de sua família.
  2. Úrsula Iguarán: Embora seja uma figura central e duradoura na família, ela experimenta a solidão ao ver os ciclos repetitivos de tragédia e erros nos descendentes. Experimenta o agouro de sua mãe de ter gerado monstros no sentido que seus descendente não vivem vidas plenas e se transformam em indivíduos sofredores.
  3. Amaranta: Vive uma solidão emocional profunda, resultado de amores frustrados e do medo de se entregar a outra pessoa.
  4. Rebeca: Após sua exclusão da família, ela se isola literalmente, vivendo seus últimos dias em solidão física e espiritual.
  5. Aureliano Buendía: Talvez o exemplo mais emblemático, ele passa boa parte de sua vida imerso em batalhas políticas e, longe dos seus.
  6. A solidão de Macondo: A cidade de Macondo também pode ser considerada um personagem da história, e sua solidão é tanto um reflexo quanto uma causa do isolamento dos Buendía. No final, Macondo é esquecida pelo mundo, condenada ao desaparecimento, assim como a família (não é mostrado na primeira temporada da série, mas estará presente na segunda).

Os Cem anos se referem às 7 gerações da família Iguarán-Buendía, que se revezam nesse sentimento de solidão.

Série e livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez

Úrsula Iguarán e José Arcádio Buendía em cena de “Cem Anos de Solidão”, série da Netflix, baseado no livro de Gabriel García Márquez. Créditos da imagem: Netflix Brasil.

Cem Anos de Solidão da Netflix

Mesmo contra a vontade de García Márquez, que queria que a história do livro “Cem Anos de Solidão” existisse apenas no imaginário dos leitores, a obra foi trazida à vida pela Netflix. García Márquez resistiu à tentação de levar essa história para as telonas por décadas, porém a família do autor (que já é falecido), foi convencida da importância de imortalizar a obra para o público de streaming também. Alguns condições foram exigidas e colocadas em prática na série: as filmagens aconteceram na Colômbia e a língua falada era o espanhol!

A série da Netflix conta apenas parte do livro de García Márquez, e já está com a segunda temporada confirmada! 🙏🏼. Como a obra é extensa, o formato de série lhe caiu bem, podendo então os produtores explorarem bem os capítulos do livro.

Ela foi produzida por dois dos filhos de Gabriel García Márquez em 16 episódios, dividimos em duas temporadas. Grande parte do elenco da série é colombiana (Marleyda Souto como Úrsula, Claudio Catãno como Coronel Aureliano e Diego Vásquez como José Arcádio Buendía) e a direção é da colombiana Laura Mora Ortega e do argentino Alex García Lopez. A fotografia é encantadora e o encontro do real e do mágico são materializados com maestria.

@carolmoreira

Mais uma superprodução latina na Netflix! Cem Anos de Solidão se inspira no clássico de Gabriel Garcia Márquez e será dividida em duas partes. Vamos assistir? #filmeseseries #seriesnetflix #100anosdesolidão

♬ som original – Caról Moreíra

Gostou de conhecer mais sobre o livro e a série da Netflix “Cem Anos de Solidão”?

Grandes obras merecem ser revividas com glamour! Eu acredito, que no caso de “Cem Anos de Solidão”, isso foi feito. Uma obra do tamanho dessa importância não poderia deixar de fazer sucesso entre os fãs de streaming. Se você ainda não teve oportunidade de conferir do que estamos falando, faça! Garanto que não vai se arrepender..

Gabriel García Márquez era, portanto, genial e deixou uma obra que deve ser explorada! A Netflix produziu uma série com igual tamanho, que vêm encantando a todos! Talvez com esse sucesso todo, muitos terão vontade de ler esse livro! Bora conhecer Macondo e suas gerações, então? Boa série!

“No site Giconecta, você encontrará uma variedade de conteúdos que abordam desde lazer, bem-estar, música, viagens, até boas séries, artes e diversão. Você pode acessar o site clicando aqui.

Além do Blog, também compartilho conteúdos incríveis em outras plataformas:

Se quiser acompanhar dicas para mais conteúdos sobre Artes e Entretenimento, você encontra aqui sobre lazer e entretenimento, música, séries e cinema, artes e diversão e além disso, até teatro e dicas de livros. Afinal, continue explorando nosso site. Preparamos os textos com bastante carinho e esperamos que gostem! Boa leitura a todos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *