Pular para o conteúdo
Início » Jantar Cego: tudo sobre essa experiência fantástica

Jantar Cego: tudo sobre essa experiência fantástica

Jantar Cego

Você já imaginou jantar no escuro? Parece desafiador, não é? Essa experiência imersiva, chamada Jantar Cego, não apenas desperta os sentidos, mas também promove reflexão e inclusão. No artigo de hoje, vamos explorar tudo sobre esse evento único e tentar entender por que ele está conquistando tantas pessoas. Vamos lá?

O que é Jantar Cego?

O Jantar Cego é um evento que ocorre em alguns finais de semana do mês em que os convidados se sentam no escuro para saborear um belo jantar, no escuro completo. Não colocamos vendas nos olhos pois não precisa, o escuro é completo mesmo! Não importa se seus olhos estão abertos ou fechados, não dá para enxergar nada nada!

Sobretudo, para que você possa adquirir os ingressos, basta entrar no site do evento, ou comprar pelo site do Sympla. Você pode escolher se quer consumir álcool ou não, se quer comida vegetariana ou com carne e ainda pode pedir para preparem alguma refeição especial, caso tenha alguma restrição alimentar.

Durante o jantar, saboreamos quatro pratos ótimos: um couvert, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Eu optei por acompanhamento com bebida alcoólica e recebi dois vinhos deliciosos que se harmonizaram com a refeição. Meu esposo foi de não-alcoólico e recebeu dois drinks diferentes também. Água estava também disponível na mesa.

No entanto, se você irá jantar em família, basta apenas enviar um email a eles pedindo para que sentem juntos ou basta comprar os ingressos na mesma compra, que automaticamente vocês estarão sentados lado a lado!

Mas se você acha que nessa experiência você vai apenas comer (ou tentar), está enganado. Além da comida, os garçons, que apresentam deficiência visual, são também cantores! Há um show à parte de música e muita interação e diversão durante o jantar!

Jantar Cego

Fomos ao jantar cego na noite de 26/10/24, no Espaço Dive, São Paulo. Na imagem, Eu e meu esposo Leonardo. Créditos da imagem: Leonardo Lima.

Antes de entrar para o Jantar Cego

Assim que chegamos ao local do evento, que fica num espaço próprio da experiência, no Morumbi, mostramos nossos ingressos e recebemos um avental, afinal, poderemos nos sujar no escuro sem perceber e não podemos estragar nosso look do jantar, né?

Após isso, subimos para um outro espaço onde recebemos as instruções sobre o jantar, como deveríamos buscar os talheres e as taças e copos e como funcionaria toda a experiência. Confesso que nesse momento uma ansiedade me bateu, um medo de não conseguir dar conta da noite. Porém ao mesmo tempo, me senti muito empolgada para o que estava por vir. Sabe aquela sensação que você não imagina o que vai acontecer de tão diferente e novo que é a situação?

Nesse momento, nos informaram que o evento é monitorado por câmaras infra-vermelho para nossa proteção, então você não estará enxergando nada, porém alguém estará cuidando de você durante todo o tempo. Se quiser ir ao banheiro também dá, porém o ideal é que você faça isso antes de entrar no jantar, para que não perca nenhum momento dessa experiência fantástica!

Fomos então organizados em filas, de acordo com as mesas em que iríamos sentar, e com as mãos no ombro do colega da frente, fomos posicionados em nossas cadeiras. A diversão começa agora!

Jantar Cego

Reflexões sobre o Jantar Cego

Trabalho com Oftalmologia e no meu dia-a-dia conheço muitas histórias de superação e dificuldades de pacientes com baixa visão ou deficiência visual completa. Quando soube que existia essa experiência fiquei logo querendo muito participar desse evento.

Contudo, a proposta vai muito além de conseguirmos comer um jantar gostoso e se divertir: é a de se conectar consigo mesmo (você não consegue ver o que os outros estão fazendo ou como estão se comportando, você está apenas com você mesmo!), de tentar se virar com os outros sentidos que temos, além de vivenciar algumas horas sem a visão e tentar entender, apenas um pouco, da vida daqueles que não a possuem.

A audição e o tato tomam conta desse momento. Os primeiros instantes que você entra, e vale relembrar que é escuridão total mesmo, você precisa se familiarizar com seus objetos ao redor, tateando devagar o seu prato, seus talheres e copos. Eu fui logo colocando as mãos, sem querer, no meu couvert de entrada! Aos poucos você se familiarizada com tudo, apesar da sujeira!

Além do mais, os garçons são simpáticos demais e nos ajudam a todos os momentos que precisar. Nas trocas de pratos usamos a audição e o tato para nos virarmos. Porém o mais engraçado de tudo é que a experiência se fecha e tudo se encaixa, tudo funciona, você dá conta de comer tudo e se diverte do início ao fim!

A iniciativa é fantástica, não só por ser uma experiência única, que nos provoca ao diferente, mas também promove a inclusão daqueles que não possuem visão, deixando-os ao centro do evento.

Jantar Cega

Garçons às claras!

Revelações do Jantar Cego

Após a finalização dos pratos uma luz baixa é ligada, conseguimos, na penumbra observar nossas mesas, onde estávamos sentados, os nossos pratos e a nossa bagunça individual. Os garçons e cantores fazem uma última apresentação musical. Esse momento é bastante alegre! Uma revelação aos nossos olhos!

Saímos então do salão principal e no salão anexo, imagens da comida que acabamos de saborear estão no telão. Fiquei surpresa com alguns pratos, pois não percebi que havia os consumido!

Então, nesse momento conhecemos também os garçons e cantores e uma grande confraternização continua, agora às claras!

Encontrando o passado no Jantar Cego

Além de toda essa experiência fantástica vivida por mim, ao lado de minha família, me surpreendi ao saber que uma das cantoras era a Giovanna, uma colega dos tempos do ensino fundamental, no Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, em Osasco! Fui lá para conversar com ela, foi muito emocionante! Que experiência maravilhosa! Amei demais! 💞

Jantar Cego: tudo sobre essa experiência fantástica

Eu e Giovanna, excelente cantora e minha colega de infância!

Gostou do conteúdo?

O Jantar Cego é uma experiência única que combina gastronomia, inclusão e reflexões profundas. Ele nos ensina a valorizar nossos sentidos, promove empatia e oferece momentos de diversão e aprendizado.

Se você busca algo diferente, que vai além do convencional, o Jantar Cego é perfeito para você. Reserve seus ingressos, convide amigos ou familiares e prepare-se para uma noite inesquecível! Afinal, a vida está aí para ser vivida, aproveite cada momento, se divertindo é ainda melhor!

“No site Giconecta, você encontrará uma variedade de conteúdos que abordam desde lazer, bem-estar, música, viagens, até boas séries, artes e diversão. Você pode acessar o site clicando aqui.

Além do Blog, também compartilho conteúdos incríveis em outras plataformas:

Se quiser acompanhar dicas para mais conteúdos sobre Artes e Entretenimento, você encontra aqui sobre lazer e entretenimento, música, séries e cinema, artes e diversão e além disso, até teatro e dicas de livros. Afinal, continue explorando nosso site. Preparamos os textos com bastante carinho e esperamos que gostem! Boa leitura a todos!”

1 comentário em “Jantar Cego: tudo sobre essa experiência fantástica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *