Hoje vamos falar sobre os períodos da história da música ocidental, quando ocorreram e quais seus principais compositores. Porém, estudar música significa entender como ela foi se transformando ao longo dos tempos, quais foram seus principais compositores e como os instrumentos foram mudando também.
A História da Música Ocidental estuda a música que foi documentada na Europa e nos Estados Unidos. Porém é na História da Música Mundial que se estuda a música brasileira, assim como a música Oriental. Então, vamos aos períodos musicais:
Período anterior ao Período da Música Medieval: 2 mil anos atrás
Estuda a música registrada em peças teatrais com algumas notações musicais e em pedras de tumbas. Porém, nesses poucos registros há uma notação rudimentar da música, não possibilitando a nós saber exatamente como essa música soa. Os instrumentos utilizados eram: liras (harpas com suas cordas), instrumentos de sopro (flautas) e percussão. Um exemplo de registro musical desse período é o famoso Epitáfio de Seikilos, porém não existem muitos outros registros dessa música, dificultando aos pesquisadores, terem noção exata de como esse som era.
Período Medieval: século 5 ao século 14
O período histórico medieval é marcado pelos feudos e pela sociedade dividida entre nobres, clero e servos. Esse período se inicia com a queda do império romano. Em suma, a música (denominada de música eclesiástica) é marcada pelos cantos gregorianos feitos por monges, dentro das igrejas. Os instrumentos utilizados eram liras, harpas, rebeca (violino medieval), flauta primitiva e órgão com pedal. Os principais compositores são: Léonin e Pérotin (padres da Catedral de Notre Dame em Paris) e Adam de la Halle.
Período da Renascença: 1400 a 1600
O período histórico da renascença é marcado pelas grandes descobertas continentais e expansões marítimas (Cristóvão Colombo e Leonardo da Vinci eram ícones desse período). Contudo, a música ainda estava presente apenas nas Igrejas e na nobreza (Côrtes Reais), pois apenas essas classes da sociedade tinham dinheiro para pagar pela música e a música era bastante cara! Os instrumentos utilizados eram de metais (trompete, trombone, tuba), de cordas (primeiras violas e violinos) e flautas doces em madeira, sem mecanismo. Os principais compositores são Gabrielle (italiano da Catedral de San Marco), Palestrina (padre em Roma) e Thomas Tallis (pai da música inglesa de catedral).
Período Barroco: 1600 a 1750
No período Barroco a arte é marcada por grandes construções cheias de detalhes e muito ouro e a música também recebe essa grande emoção, rica nos detalhes e imagens extra-musicais (citar artigo 8). Os instrumentos utilizados eram órgão, cravo, espinetas, oboé, flautas, violinos e trompetes. Os principais compositores são Jean Battiste Lully (Itália), Henry Purcell (Inglaterra), George Hendel (Alemanha), Antonio Vivaldi (Itália) e Johan Sebastian Bach (Alemanha).
Período Clássico: 1750 a 1810
O período Clássico inicia após a morte de Bach e termina com a revolução francesa. O equilíbrio, leveza e emoção discreta marcam a arte desse momento histórico. Muitas imagens de pessoas com perucas. Contudo, a música é simples, elegante, leve e segue muitas regras. O piano, nesse período, torna-se o instrumento central. Os compositores principais desse momento histórico são Joseph Haydn, Antonio Saliere e Wolfgang Amadeus Mozart.
Período Romântico: século 19 todo
A Revolução Francesa marca o período Romântico, mudando, portanto, não só a maneira de governo da Europa, mas também a forma como a música era feita e consumida. Portanto, côrtes e igrejas deixam de dominar a música e a classe média passa a pagar por ela. Na música há prevalência de muita emoção, novas tonalidades e formas, com muito drama. Os principais compositores são Ludwig Van Beethoven, Charles Gounod, Hector Herlioz, Piort Hyich Tchaikovsky, Giuseppe Verdi, Nicollo Paganini e Frederic Chopin.
Estátua de Chopin, em Paris. Chopin foi um compositor muito importante do Período romântico, que produziu composições estudadas e tocadas até hoje!
Período Moderno: 1900 até hoje
Os movimentos Impressionismo, Surrealismo e Cubismo marcam o período Moderno, refletindo em uma música diferente, portanto, cheia de novidades, que até então não tinham aparecido. Principais compositores são Leonard Bernstein, Claude Debussy e no Brasil, Heitor Villa-Lobos.
Então, para entendermos bem a música, é importante conhecer o movimento artístico e histórico do período, pois música é arte e a arte imita a vida! Podemos definir a música como a arte de organizar sons e silêncios e, portanto, que tem a capacidade (ou não) de agradar aos ouvidos!
Em suma, a história da música ao longo dos tempos, gosto da seguinte composição:
- Bach fazia música para Deus (período Barroco),
- Mozart fazia música para reis (período Clássico),
- Beethoven fazia música para homens (período inicial do Romantismo),
- Chopin fazia música para ele mesmo! (período tardio do Romantismo).
“No site Giconecta, você encontrará uma variedade de conteúdos que abordam desde lazer, bem-estar, música, viagens, até boas séries, artes e diversão. Você pode acessar o site clicando aqui.
Além do Blog, também compartilho conteúdos incríveis em outras plataformas:
- Se inscreva no Canal do Youtube:@gisellagr
- Siga no Instagram:@gisellagr
- Curta a página no Facebook:Gisella Grazioli
- Acompanhe os pins no Pinterest: gisellagr
Se quiser acompanhar dicas para mais conteúdos sobre Artes e Entretenimento, você encontra aqui sobre lazer e entretenimento, música, séries e cinema, artes e diversão e além disso, até teatro e dicas de livros. Afinal, continue explorando nosso site. Preparamos os textos com bastante carinho e esperamos que gostem! Boa leitura a todos!”