Acredito que todos nós um dia nos perguntamos porque existe tanta desigualdade social no mundo, algumas pessoas tendo tanto dinheiro e outras passando por dificuldades básicas. Nascer em uma família de classe média baixa, como eu, me faz pensar em mecanismos de como melhorar a vida financeira e alcançar bons sonhos, como comprar uma boa casa, um carro legal, fazer boas viagens para guardar na memória e levar uma vida mais tranquila, sem preocupações! Mas as dívidas atrapalham muito, não é mesmo?
Para sair da inércia de gastar o que não se tem e viver o hoje, sem planejar o amanhã, decisões importantes precisam ser tomadas e modificações no dia-a-dia são cruciais para o plano do enriquecimento ser alcançado. Vamos listar aqui alguns desses passos de como sair das dívidas, passos esses que foram a chave para a mudança de rumo financeira da minha vida!
Mas afinal, como sair das dívidas?
Vou listar aqui embaixo um guia com alguns passos que parecem banais, porém são decisivos para uma mudança radical na sua saúde financeira. Leia com calma e entenda que o “como sair das dívidas” depende apenas de você querer!
1. Querer Mudar
Ter decisão firme e seguir os passos, mesmo em momentos em que o desânimo pode pesar, é fundamental para deixar a vida financeira mais equilibrada. O estímulo para mudar é muito pessoal, depende da necessidade de querer algo diferente, perceber que continuar levando a vida como tem levado, não te levará aos sonhos tão almejados. Logo, querer, é poder!
Vencer àquela vontade gigante de comprar um tênis super caro e da moda e que custa 1/3 do seu salário é um dos primeiros passos. Cortar o cafezinho após o almoço ajuda e muito para que algum dinheiro te sobre ao final do mês. Ligar na operadora do seu cartão de crédito e pedir desconto na anuidade, cancelar todos os seguros e cobranças extras da sua conta do banco, são tarefas simples e que também podem ajudar! Outra coisa que você pode fazer é ligar para a empresa de assinatura de TV e Internet e pedir um desconto, além de tentar assinar apenas um streaming por vez, já que você não utiliza todos eles ao mesmo tempo, não é?
Pequenas mudanças de padrão no seu dia-a-dia, podem refletir em dinheiro sobrando no final do mês, que pode ser utilizado para tentar começar a quitar suas dívidas! Não desista!

2. Anotar todos os ganhos e gastos
Esse é o passo que considero mais importante e difícil de ser realizado, pois dá trabalho e parece que está sendo feito em vão. Mas é através dessas anotações sistemáticas que conseguimos identificar gastos desnecessários e setores em que podemos pedir descontos (conta de telefone, assinatura de tv, serviços de anuidade de cartão de crédito, pacote de dados em contas correntes e seguros escondidos em faturas de cartão, por exemplo). Para anotar esses gastos, não é necessária nenhuma planilha complexa. Apenas anote tudo que entrou de ganhos financeiros (lembrando de anotar benefícios, como vale alimentação, vale refeição e transporte) e tudo o que saiu, identificando os setores de gastos (alimentação, moradia, cartões de crédito, convênio médico, gastos com pets, gasolina e manutenção do carro, seguros, etc.).
Ao analisar as anotações, podemos modificar alguns costumes que levam nosso dinheiro embora, como levar marmita ao trabalho ao invés de pedir no aplicativo de comida, utilizar mais transporte público ao invés de usar serviços de aplicativo de transporte todos o dias, fazer listas antes de ir ao supermercado e comprar apenas aquilo que é necessário, assinar um streaming de filmes por vez, ao invés de assinar todos e não conseguir assistir tudo de uma vez. Essas mudanças todas são muito pessoais e vão ser levadas à risca dependendo do seu empenho em querer mudar. Quanto mais motivado, mais dinheiro será economizado!

3. Mudanças em prática!
O que você tem conseguido economizar? Anote sistematicamente o quanto conseguiu economizar a cada mês. O ideal de economia é a regra 70//30. 70% dos seus ganhos devem ser destinados às despesas pessoais e 30% para realizar poupança e investimentos. Se de início não for possível atingir esses números, não desanime! Vá fazendo economias aos poucos e chegará um momento em que essas porcentagens serão alcançadas!
4. Investir em educação
Aprimorar conhecimentos com cursos na sua área de trabalho ou em outras é uma importante ferramenta para aumentar os seus ganhos, pois apenas diminuir os gastos pode ser frustrante no seu dia-a-dia. Tentar fazer algumas rendas extras ou investir em educação pode ser decisivo para que seu plano de enriquecimento dê certo!

O que achou do conteúdo financeiro de hoje?
Para quem me acompanha no site, sabe que costumo falar sobre Artes e Entretenimento! Porém para que possamos curtir com tranquilidade momentos bons da vida, é imprescindível que a vida financeira possa te oferecer esse conforto. Portanto, considero que a Arte do Dinheiro também é uma das coisas boas da vida que devemos aprender!!
Se você tem vontade de mudar de vida e se pergunta todos os dias “Como sair das dívidas?”, o primeiro passo é ter coragem e vontade para mudar! Querer é poder! No início vai parecer tudo muito penoso e distante do esperado, mas posso garantir que economizar e investir é tão viciante quanto querer gastar. Motive-se, essa decisão hoje pode significar grandes mudanças no amanhã. Diminuir gastos e aumentar ganhos é a chave do sucesso financeiro! Boa sorte!
“No site Giconecta, você encontrará uma variedade de conteúdos que abordam desde lazer, bem-estar, música, viagens, até boas séries, artes e diversão. Você pode acessar o site clicando aqui!
Além do Blog, também compartilho conteúdos incríveis em outras plataformas:
- Se inscreva no Canal do Youtube:@gisellagr
- Siga no Instagram:@gisellagr
- Curta a página no Facebook:Gisella Grazioli
- Acompanhe os pins no Pinterest: gisellagr
Se quiser acompanhar dicas para mais conteúdos sobre Artes e Entretenimento, você encontra aqui sobre entretenimento, música, séries e cinema, artes e diversão e além disso, até teatro, dicas de livros e WebStories bem legais! Vamos falar também da Arte do Dinheiro, não perca! Afinal, continue explorando nosso site. Preparamos os textos com bastante carinho e esperamos que gostem! Boa leitura a todos!”
Gisella é Bióloga, formada pela Universidade de São Paulo (USP) e Tecnóloga Oftálmica, formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ama artes, música, diversão e investimentos! Escrever tem sido sua paz atual, onde encontra tranquilidade para a mente! Gosta de compartilhar conexões com assuntos que domina e que está aprendendo a dominar! ❤️