Já leu esse livro? Se não, acompanhe a resenha do livro “O Reino”, de Jo Nesbo, um consagrado escritor de suspenses psicológicos e policiais. Bora conhecer esse Reino? 👑
Sobre o autor Jo Nesbo
Antes de começarmos a falar sobre o livro “O Reino”, vamos primeiro explorar um pouco sobre seu autor: Jo Nesbo é um escritor norueguês conhecido por seus romances policiais. Nascido em 29 de março de 1960, na cidade de Oslo, Noruega, ele tem formação em Economia e Administração pela Norwegian School of Economics.
Antes de se tornar escritor, trabalhou como jornalista, corretor da bolsa de valores e foi vocalista de uma banda de rock. Seus livros, marcados por narrativas sombrias, investigações complexas e personagens psicológica e emocionalmente densos, abordam temas como crimes brutais, corrupção e traumas pessoais.
Ele vive na Noruega e tem um método de escrita disciplinado. Costuma viajar para os locais onde ambienta suas histórias e dedica longas horas diárias à escrita, frequentemente isolando-se para se concentrar em seus projetos. Seu estilo detalhista e seu talento para reviravoltas surpreendentes fazem dele um dos autores mais respeitados do gênero policial.
Jo Nesbo, autor norueguês, especialista em romances policiais.
O enredo de “O Reino”, de Jo Nesbo
Ambientada em uma pequena vila nas montanhas da Noruega, essa não é apenas uma história de assassinatos e como escondê-los, mas sim, uma tentativa de mostrar toda a complexidade humana, fruto das experiências vividas por cada um, em seu núcleo familiar. O enredo do livro conta sobre a relação entre dois irmãos noruegueses, Carl e Roy Opgard, a separação deles após a morte trágica de seus pais, em um acidente de carro, e o reencontro deles após 15 anos.
Ao longo do livro Roy vai contando e relembrando momentos do passado dos dois, que seria melhor serem mantidos esquecidos, pois revelam segredos de família bastante complicados e surpreendentes.
Carl, após o acidente de seus pais, vai estudar fora da Noruega e volta após 15 anos, casado com Shannon, e com uma ótima ideia para ajudar a pequena vila onde moravam quando crianças: construir um Grande Hotel nas terras da família. Além de ser um pilar para que ele e seu irmão se mantenham unidos, a construção do hotel significa a tentativa de edificar ao menos algo sólido entre eles.
Assassinatos, traições, culpa e abusos são pontos centrais da narrativa, que explora a infinita complexidade que as relações familiares podem gerar: afeto, apego, dependência, culpa e inveja. Sentimentos complementares e opostos, porém coexistentes na relação entre os irmãos Opgard. Com final trágico e cheio de reviravoltas, Nesbo consegue surpreender e provocar reflexões aos leitores.
Uma das capas do livro “O Reino”, de Jo Nesbo.
Minha experiência com o livro “O Reino”, de Jo Nesbo
O livro “O Reino” pode ser classificado como suspense psicológico, pois aborda uma história densa, cheia de reviravoltas e segredos sendo revelados. Confesso que as quase 9h de leitura do livro, em alguns momentos, foram um pouco arrastadas e desnecessárias, porém as partes em que os segredos são explorados e os assassinatos vão se acumulando um após o outro, valem a leitura!
O enredo vai se desenrolando assim como a revelação das personalidades de cada um dos irmãos, que são opostos e complementares. Porém a complexidade dos personagens e seus mais profundos sentimentos são descritos de maneira tão densa e real que faz com que sejamos quase que confidentes de cada um deles. Dessa forma, podemos, então, sentir e sofrer junto a eles, em seus impasses e tomadas de decisão na trama.
Demorei por volta de 1 mês para finalizar a leitura e gostei da experiência. Achei o enredo cativante, massante em alguns momentos, porém com final coerente e cheio de Plot Twists, tão sempre esperados!
Meus momentos de leitura, ao lado de minha gata Agatha! Como é bom a leitura, não é? Créditos da imagem: Gisella Grazioli.
Outros títulos do autor Jo Nesbo
Jo Nesbo é um autor criativo, que faz sucesso no mundo todo. Sua série mais famosa, protagonizada pelo detetive Harry Hole, possui os seguintes títulos: O Morcego (1997), Baratas (1998), O Pássaro do Diabo (2000), A Estrela do Diabo (2002), A Casa da Dor (2003), O Redentor (2005). O título Boneco de Neve, um de seus livros mais famosos, foi adaptado para o cinema, e publicado em 2007. Em 2009, lançou O Leopardo, seguido por Fantasma em 2011 e Polícia em 2013. Nos últimos anos, continuou a saga com A Sede em 2017, Faca em 2019 e, mais recentemente, Lua Sangrenta, publicado em 2023.
Além da série Harry Hole, Jo Nesbo escreveu thrillers independentes de grande sucesso. Caçadores de Cabeças (2008) e O Filho (2014). No ano seguinte, vieram Sangue na Neve e sua sequência Sol da Meia-Noite. Em 2020, Nesbo lançou O Reino, um suspense psicológico ambientado no interior da Noruega, e foco do nosso artigo de hoje!
Além dos thrillers, o autor também se aventurou na literatura infantojuvenil com a série Doutor Proktor, que começou em 2007 com O Pó de Pum do Doutor Proktor. A saga continuou, então, com O Banho de Pum do Doutor Proktor em 2008, O Fim do Mundo Talvez em 2010 e O Grande Roubo Dourado do Doutor Proktor em 2012.
Gostou da dica do livro de hoje: “O Reino”, de Jo Nesbo?
E então, você gosta desse estilo literário? Suspense psicológico e policial, com muita investigação e tentativas de esconder os crimes? Esse é meu estilo favorito de leitura e sempre trago, aqui no site, outras dicas de livros!
“O Reino” é, portanto, uma obra, que além dos assassinatos, explora a natureza complexa humana, cheia de contradições e tentativas de superação de traumas familiares e relações conflituosas. Vale a leitura! 🇳🇴👑
“No site Giconecta, você encontrará uma variedade de conteúdos que abordam desde lazer, bem-estar, música, viagens, até boas séries, artes e diversão. Você pode acessar o site clicando aqui.
Além do Blog, também compartilho conteúdos incríveis em outras plataformas:
- Se inscreva no Canal do Youtube:@gisellagr
- Siga no Instagram:@gisellagr
- Curta a página no Facebook:Gisella Grazioli
- Acompanhe os pins no Pinterest: gisellagr
Se quiser acompanhar dicas para mais conteúdos sobre Artes e Entretenimento, você encontra aqui sobre lazer e entretenimento, música, séries e cinema, artes e diversão e além disso, até teatro e dicas de livros. Afinal, continue explorando nosso site. Preparamos os textos com bastante carinho e esperamos que gostem! Boa leitura a todos!”